sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Tá certo ?

Nas ultimas semanas estive ouvindo Rap, um estilo musical que nunca me agradou, todavia suas letras me atraíram. Ao ouvir tais músicas tentei me concentrar apenas nas letras e minha concepção mudou com relação ao Rap. Ele me fez analisar principalmente o Direito Penal, Leis mais severas, um policia “assassina” é a solução para zona de caos em que estamos?
Ao analisar as penitenciarias brasileiras, a constatação é simples, 90% dos que estão encarcerados são negros e com baixo potencial pecuniário. Isto quer dizer que os negros com baixa renda cometem mais crimes que os brancos da classe média? Não é esse o caso. O caso é simples o sistema penal brasileiro além de falho é criado para segurança dos abastados.
O roubo de sete galinhas é punido severamente. O espancamento de um mendigo é sancionado ao pintar uma escola. Afinal o roubo esta atingindo o bem maior do cidadão, sua propriedade.O mendigo é só um mendigo.
Acredito ser essa a lógica perversa do sistema, a vida é desvalorizada enquanto o direito a bens matérias tornaram-se invariavelmente o apogeu dos valores humanos.
Nós condicionamos as penitenciarias a nos proteger do monstro que criamos com a desigualdade social, onde 10% da população possuí tudo e o restante é jogado na latrina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário